Aqui você encontra leituras capazes de dar uma luz à essa grande infestação de desinformação que tomou conta da web. Leia, recomende, dissemine. Vamos juntos lutar no combate às Fake News.

E-book “Leitura Crítica na Contemporaneidade

Os textos apresentados nesta obra são resultantes dos debates ocorridos no segundo semestre de atividades da Oficina de Leitura Crítica, uma das ações promovidas pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD). A presença crescente da desinformação é uma das razões da leitura crítica ser tão necessária e é o cerne das reflexões apresentadas neste livro.

De participação livre, a Oficina pretendeu gerar discussões diversificadas acerca da interpretação da informação em contextos variados. Os capítulos aqui reunidos discutem a leitura crítica sob perspectivas de áreas diversas, abrangendo ciência da informação, filosofia, epistemologia, retórica, sociologia, educação, narratologia, tradução e também interpretação de textos, imagens e filmes.

Neste volume o leitor poderá questionar-se sobre a formação dos discursos, sobre os diferentes processos de leitura e aprendizado e sobre aquilo que constrói a informação que chega até ele. Os textos da coletânea são, portanto, produções autorais singulares que se complementam ou se diferem em perspectivas e orientações teóricas. Considerar tanto as convergências quanto as divergências faz parte do processo de exercer a leitura crítica e de estimular um espaço democrático aberto ao diálogo e ao respeito às diferenças.

Clique para fazer o download do livro

Capítulos:

Prefácio
Leitura crítica ou crítica da leitura?:
verdade e confiança como elementos da criticidade
Leonardo Ripoll

Conhecimento através da leitura:
um ensaio sobre as condições de certeza na relação entre autor e leitor
José Claudio Matos

Para ‘nocautear’ a desinformação:
os truques de Schopenhauer para vencer o debate e derrubar fake news e pós-verdades
Elisa Cristina Delfini Corrêa

O leitor e o corredor:
um exercício de leitura e interpretação
Marcio Markendorf

Oficina de leitura crítica:
reflexões sobre a leitura como enriquecimento da vida com base em uma perspectiva interdisciplinar sobre o ensino de Filosofia
Leandro Marcelo Cisneros

Leitura crítica para a vida:
com foco nas dimensões técnica, estética, ética e política da competência em informação
Elizete Vieira Vitorino

Como a literatura e a imaginação influenciam a ética e a democracia
Wesley Felipe de Oliveira

Um olhar fenomenológico sobre a leitura crítica em uma democracia ameaçada pelas fake news
Ricardo de Lima Chagas

Refletindo sobre a leitura crítica através de uma perspectiva tradutória
Maria Barbara Florez Valdez

Posfácio
Para um pensamento crítico libertador
Djuli Machado De Lucca

Fonte: Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD)

“COMO AS BIBLIOTECAS DEVEM LUTAR CONTRA AS FAKE NEWS?”

Fake News ou notícia falsa é uma tentativa de fazer com que um grupo de pessoas creia em algo falso, tornando-a real. Nesse contexto, também se coloca fortemente a palavra “pós-verdade” (eleita como palavra do ano pelo Dicionário Oxford), um neologismo que descreve a situação na qual, no momento de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menor influência que as apelações das emoções e crenças pessoais. Agora, como as bibliotecas podem lutar contra isso?

Excelente artigo publicado pela Revista Biblioo sobre as Fake News. Leia na integra

“De piada a exemplo: Wikipédia faz 20 anos dando aula de combate a Fake News”

A maior enciclopédia virtual do mundo completa 20 anos. Nesse período, a Wikipédia foi de motivo de piada na escola – quem nunca foi repreendido por um professor por usá-la como fonte em um trabalho? – a um oásis de conteúdo confiável no deserto de Fake News e teorias da conspiração que se tornou grande parte da internet.

Fake News em tempos de pandemia

o GT – CoInfo da FEBAB trouxe o pesquisador Dr. Jesus Lau, Co- Presidente da Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy da UNESCO, que tratou sobre o “perfil de competência em informação do profissional bibliotecário nos contextos emergentes das fake news e da pandemia”. Live indispensável para quem deseja se aprofundar no assunto.

Série de Lives FEBAB 2020

“Bibliotecário escolar e fake news: evidências da contribuição da biblioteca escolar”

RESUMO

 As fake news ou notícias falsas têm ganhado repercussão internacional e sua disseminação se dá principalmente pelas redes sociais. Este artigo busca compreender o papel do bibliotecário escolar nesse cenário e tem como objetivo geral conscientizar os alunos do ensino médio sobre a circulação e uso das notícias falsas, bem como estruturar uma ação de capacitação para os mesmos. A pesquisa tem abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário com perguntas fechadas e uma pergunta aberta ao fim da palestra. A palestra para 45 alunos do ensino médio teve participação direta dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe e da bibliotecária do colégio particular. Os principais resultados apontaram que a palestra foi bastante esclarecedora para a turma, em diversos aspectos. Demonstrou também que os alunos do ensino médio frequentam pouco a biblioteca do colégio e que a mesma desenvolve alguns projetos importantes de leitura. Os jovens apontaram diversos métodos de avaliação da informação na internet. Sugere-se que a bibliotecária desenvolva projetos em parceria com os professores sobre a prática da pesquisa e de desenvolvimento do letramento informacional dos alunos da educação básica.

Fake News e a Biblioteca Universitária

Letícia Strehl, Diretora da Biblioteca Central – UFRGS, compartilha suas experiências na universidade dentro da prestação serviços à comunidade e os desafios enfrentados nesta que, por vezes, é considerada, paradoxalmente, ora a Era do Conhecimento, ora a Era da Pós-Verdade.

Assista sua apresentação na íntegra: “Um meme para pensar muito seriamente a biblioteca universitária.”